quarta-feira, 28 de setembro de 2011

27-09-2011- EM PEREQUÊ, NO APARTAMENTO DE JÚLIO E VILMA.














Tirei essa foto logo que chequei na agradável cobertura dos Dalris.







Chegamos ontem ,de Florianópolis,à noite por volta das 23 horas depois de degustarmos um delicioso Bacalhau ao Chef, no Restaurante Delícias Portuguesas.Excelente. Perequê é uma praia a 70 kms de Florianópolis, via autopista que segue para Curitiba. O apartamento desses meus amigos é uma cobertura em frente a esta praia.A vista é deslumbrante e a temperatura é de 22º .A sensação é de estarmos num ambiente climatizado.O Sol nos convida à praia. Irei mais tarde. Depois de fazer compras para o jantar de hoje.Serei o responsável, farei um Casulê e um Salmão.

Esse programa seria bem melhor se o Júlio não estivesse trabalhando e os amigos Esteban,Andrea estivessem aqui juntos com a Leda.Para eles, deu zebra.Problemas de saúde de parentes os impediu de virem.Para variar o joelho da Ledinha deu uma de sacana e lá ficou a minha Nega.Era meu plano ficar aqui até sexta e depois seguir à tarde para o encontro com os amigos do BMW Moto Clube.

Por isso optei por modificar a programação inicial e, amanh,ã por volta das 15 horas vou para um outro paraíso; Costão do Santinho. La Gostosona, ficou em Florianópolis,amanhã nos encontraremos. Sairei do Costão no domingo, depois do café da manhã, e passarei o restante do dia com Júlio e Vilma, em Perequê.



No preparo do Casulê


















Júlio,com o seu cavanhaque a la Papai Noel,Vilma,Eu, Nilton e Vanda.


28-09-2011 -O JANTAR

Apesar de ter dormido por volta das 04.30, às 7.30 estava de pé par me despedir do Júlio que voltaria à Florianópolis para operar um pobre infeliz com câncer de esôfago e outros pacientes.Júlio, decendente de italianos,nascido em Curitiba é um dos mais renomados e experientes cirurgiões oncológicos do sul do país.Mas, a sua maior qualidade é ser casado com uma baiana do mais alto gabarito que é a Vilma,além é caro,de ser meu amigo irmão.Um figura em todos os sentidos,apaixonado pela Bahia e especialista na arte de saber receber e viajar.Conhece quase o mundo todo.

Como ontem tive a idéia de fazer o almoço para poupar a Vilma e a Bete,esta, filha da Dona Clotilde que, por mais de 15 anos serviu a este especial casal, até o dia da sua convocação celestial. Procurei ir às compras logo cedo. O prato escolhido exigia pelo menos 6 horas de fogo alto.Para quem gosta de cozinhar, fazer a compra dos ingrediente faz parte do ritual da arte da cozinha.

A Vilma me levou para o supermercado onde só faltou o carneiro para o Casulê.Voltando ao apartamento providenciamos no condomínio uma panela que coubesse todos os ingredientes e fomos à luta,feliz porque contei com o carneiro que estava estocado no freezer . O Casulê é uma espécie de feijoada à moda francesa.Leva feijão branco,carne de porco-em especial costela, carré de cordeiro, carne defumada,paio, charque. Eu, depois de algumas taças de vinho tinto, faço algumas modificações...

Enquanto fazia o Casulê o Júlio, agoniado, como sempre, me ligou avisando que havia convidado um casal de amigos que moravam no mesmo prédio. O Nilton e Vanda.

Bem, uma opção de comida é contra indicado.Aproveitei que havia um belo Salmão e tive a boa idéia de fazer um Salmão com alcaparras e palmito na manteiga.Acertei na mosca. A esposa do Nilton não come carne de carneiro e porco.

O fogão deles é muito bom e o cozimento foi antecipado em duas horas e, por volta das 16 horas fizemos um teste drive. Mandamos ver, eu, Vilma e a Bete.Tava excelente.Ainda bem, fiquei preocupado em cozinhar para um casal que eu não conhecia.A responsabilidade é maior.

Pelo visto, gostaram.Apesar de não terem o costume de não jantarem, repetiram. O papo rolou até às 00.30 e não rolou mais por que o Júlio teria trabalho na manhã e tarde seguinte. Algumas garrafas de um excelente vinho que passo a recomendar, foram esvaziadas : Finca La Origem, Cabernet Souvingon . Custo benefício, muito bom.

Agora, já passam das 03,30 da madrugada de quinta-feira, fiz um visita á geladeira e surrupiei um pouco de Casulê e uma taça de vinho do Porto.Afinal, sigo a recomendação dos bons gastroenterologistas: comer pouco e a cada 3 horas...mesmo gelado, o Casulê,realmente, estava delicioso.

Daqui a pouco vou dormir e depois do almoço iremos à Florianópolis onde La Gostosona,desejada, me espera para irmos ao Resort Costão do Santinho , onde,encontrarei os amigos que participarão do 42 º Encontro do BMW Moto Clube do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Hospedagem de Sites